sábado, 20 de fevereiro de 2010

PONTOS HISTÓRICOS E TURÍSTICOS DE CEARÁ-MIRIM

Em novembro de 1999, alunas do Ensino Fundamental do Colégio Santa Águeda, sob orientação do Professor Severino Martiniano (Bill) visitaram alguns pontos considerados turísticos e históricos em Ceará-Mirim e produziram o relatório que segue:

Cruzeiro da Santa Cruz, edificado em 1850 no cruzamento da Avenida Café Filho, como símbolo da crença popular. Atualmente localizado na conhecida Rua da Cruz.
Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Concluída em 1900, é a maior do Rio Grande do Norte, com duas torres góticas de base triangular em agulha, mede aproximadamente 36 metros de altura. Possui dois sinos. A sua pedra fundamental foi colocada em 21 de fevereiro de 1858.
Ginásio Santa Águeda. Foi construído no século passado. Tem a ver com o primeiro juiz de Ceará- Mirim, da comarca: Inácio Fernandes Barros. É construído em dois pavimentos.
Olheiro Imperial D. Pedro II. Era desse olheiro que a população retirava a água quando a cidade ainda não possuía saneamento.
Engenho Carnaubal, edificado em 1840. É considerado o primeiro engenho da cidade de Ceará-Mirim. Foi fundado pelo português Antônio Bento Viana. Em 1843 foi inaugurada a primeira moenda de ferro, trazida da Inglaterra.
Engenho Guaporé, estilo francês. Foi onde se hospedou Dom José, o primeiro bispo a vir ao Rio Grande do Norte. No Guaporé aconteciam reuniões políticas, econômicas e sociais.
Casa Grande do engenho Guaporé, hoje Museu Nilo Pereira. Edificada por Vicente Inácio Pereira.
Casa Grande do Engenho Umburana, construída pelo padre Antônio Antunes, aproximadamente em 1866, estilo inglês. Era um refúgio dos padres.
Engenho Verde-Nasce, fundado no final do século passado. No início era movido a vapor, hoje é adaptado a energia elétrica. Tem como atração uma cerca de ferro. Foi fundado por Dr. Victor José Joaquim de Castro Barroca .
Engenho Cruzeiro, edificado em 1904 pelo coronel Francisco Onofre José Soares. Era construído em um único pavimento e possui grande valor arquitetônico.
Casa Grande do Engenho Cruzeiro foi construída pelo inglês Samuel Bolochaw aproximadamente em 1899, e se encontra hoje em ruínas.
Ruínas do Engenho Oiteiro, onde nasceu Maria Madalena Antunes Pereira. O Oiteiro foi construído pelo Tenente Coronel da Guarda Nacional José Antunes de Oliveira, em 1889.
Engenho Mucuripe, fundado pelo Coronel Antero Leopoldo Raposo da Câmara. Em 1935 foi adquirido por Ruy Antunes Pereira. Em 1975, Ruy Pereira recebeu o engenho por herança e vem mantendo até hoje. No início era movido a vapor e hoje funciona através da energia elétrica.
Mercado Público, construído em 1881 pelo Coronel Onofre José Soares, gerou grande conflito entre a população. Muitos tinham interesse de que a feira livre permanecesse na parte baixa da cidade. O impasse só foi resolvido em 1884, com a transferência para o mercado atual por imposição de uma lei municipal. Hoje o Mercado Público é tombado pelo patrimônio histórico.
Palácio Antunes, atual sede da Prefeitura Municipal, foi concluído em 1889 e a partir daí seria o local escolhido pelo mundo intelectual da Província para a realização dos seus saraus onde eram discutidos textos literários sob a orientação da escritora e jornalista Madalena Antunes e pelo poeta Juvenal Antunes. A obra em estilo neoclássico tem um grande valor arquitetônico e faz parte do patrimônio histórico e artístico do Estado, tendo sido tombada em 1988.
Biblioteca Pública Dr. José Pacheco Dantas , criada em 14 de agosto de 1945, recebeu posteriormente o título de “Biblioteca Modelo” do Rio Grande do Norte. Possui um acervo de mais de 15.100 obras e 6.435 sócios. O local possui salas de pesquisa, de leitura e um salão nobre para exposições, encontros e eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SOU POLICIAL MILITAR DA RESERVA REMUNERADA DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, EXERCI A FUNÇÃO DE DELEGADO DE POLÍCIA NAS CIDADES DE APODI, FELIPE GUERRA,ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO, SÃO MIGUEL, DR. SEVERIANO, TENENETE ANANIAS E MARCELINO VIEIRA, ALÉM DE TER TRABALHADO NAS CIDADES DE MOSSORÓ, AREIA BRANCA, SERRA DO MEL, CARAÚBAS E PAU DOS FERROS. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO. SOU TORCEDOR DO BARAÚNAS (MOSSORÓ) E FLUMINENSE(RJ, TENHO A POLÍCIA MILITAR DO MEU ESTADO COMO UMA VERDADEIRA MÃE, TENDO EM VISTA QUE FOI NELA QUE PUDE CRIAR MEUS FILHOS E APRENDER UM MONTÃO DE COISAS BOAS.

LINKS